DIETA DETOX OU DESINTOXICANTE

Como funciona,Dieta Detox ou Desintoxicante.
Não necessariamente seguida por aqueles que possuem o objetivo de perda de peso, a Dieta Desintoxicante, também conhecida como Dieta Detox é recomendada para eliminar as

toxinas adquiridas durante períodos de festas e eventos em que geralmente excessos são cometidos devido ao elevado consumo de bebidas alcoólicas e preparações calóricas.
A Dieta Desintoxicante baseia-se no consumo de frutas, hortaliças, água e suchás, misturas de sucos e chás. Seus seguidores acreditam que o consumo destes alimentos ajuda no funcionamento dos rins e fígado e com isso promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo.
O período de aplicação da dieta pode variar de 1 a 2 dias, período em que somente líquidos são permitidos, ou até mesmo se estender por 1 semana.
A dieta quando seguida por no máximo 2 dias, prioriza o consumo exclusivo de líquidos, a partir do consumo de sopas, sucos e chás que possuem efeito diurético e consequentemente favorecem a eliminação de toxinas através da urina. A dieta recomenda o consumo de sucos preparados com associações de frutas e vegetais como couve com laranja, abacaxi com hortelã, bem como chás claros como de camomila, hortelã, gengibre, chá verde, capim cidreira, entre outros no café da manhã e lanches. Para o almoço e jantar é sugerido o consumo de sopas a base de vegetais, com a possibilidade de acrescentar arroz a fim de enriquecê-las, contudo carne, frango ou ovos ainda são abolidos. Ao seguir a dieta por 3 dias ou mais, recomenda-se a inclusão de alimentos sólidos como leite ou iogurte desnatado, filé de frango, peixe, frutas, legumes e verduras.
O consumo de água e água de coco também é estimulado durante a dieta, pois são responsáveis por manter o corpo hidratado e favorecer o equilíbrio de eletrólitos.

Vantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante

Com a predominância de alimentos diuréticos em sua composição (água, chás, sucos e sopas), em especial nos primeiros dias, a dieta mantém o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que pode promover uma redução no peso corporal total. Além disso, as preparações são ricas em frutas, legumes e verduras, fontes em vitaminas e minerais que possuem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e, fibras que promovem a sensação de saciedade.

Desvantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante

A densidade calórica da Dieta Desintoxicante é extremamente baixa, ficando muito abaixo da necessidade energéticas de um individuo adulto, com isso durante o período de seguimento é possível que ocorram episódios de mal estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indisposição ou até mesmo desmaio devido à reduzida quantidade consumida de carboidratos, principal fonte de energia do corpo. A prática de atividade física durante o período de seguimento da dieta não é recomendada.
A exclusão de gorduras e proteínas, mesmo que momentânea, contraria as recomendações propostas para uma alimentação saudável. Em especial quando a dieta é estendida o baixo consumo destes nutrientes pode afetar o equilíbrio do corpo.
A restrição de gorduras pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis. Já a drástica e prolongada restrição de proteínas pode prejudicar a formação de hormônios e reparação de tecidos, assim como impactar sobre os níveis de ferro, favorecendo ao desenvolvimento de anemia.
A perda de peso prometida pela dieta é causada pela eliminação de líquidos do corpo, ou seja, o indivíduo estende o período de seguimento da dieta por acreditar que esta emagrecendo, porém na verdade está apenas perdendo líquidos.
Outra possível desvantagem da dieta é a ausência do estímulo para a mastigação. Com isso a sensação de saciedade não é estimulada.

Autor:

Facebook Comentarios