Mocotó gaúcho Tradicional

O mocotó é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira e cai bem neste tempo friozinho que anda fazendo aqui no Rio. Mocotó - do Tupi Guarani mo-coto = faz que jogue. Mocotó ou mão-de-vaca, é um prato tradicional feito à base de patas, sem casco, de bovinos. O prato foi criado pelos escravos, pois as patas eram partes do boi desprezadas pelos patrões. Não se assuste, o preparo não é muito difícil, mas leva leva um tempinho para ficar pronto. O resultado vai valer a pena.

Ingredientes  para o Mocotó:
2 mocotós de boi cortados em rodelas
3 dentes de alho socados ou espremem idos
3 cebolas grandes
3 tomates grandes
3 folhas de louro
1 colher(sobremesa) de sal
3 limões

Preparo do Mocotó:

Com a faca limpe o mocotó retirando todos os pelos que houver, a seguir lave-o muito bem com limão. Corte as cebolas e os tomates  bem miudinhos. Numa panela de pressão grande coloque o mocotó, o alho,o sal, as cebolas picadas, os  tomates e as folhas de louro. Coloque água até cobrir o mocotó (aproximadamente 2 litros). Leve ao fogo por aproximadamente 45 minutos ou até o mocotó soltar do osso. Desligue o fogo e espere sair todo o ar, enquanto isso prepare o feijão branco.

Ingredientes para o Feijão Branco:
500g de feijão branco 
2 linguiças calabresa
2 folhas de louro

Ingredientes para o Temperar Feijão:

3 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho socados ou espremidos
100g de bacon picadinhos
Salsa e cebolinha a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Preparo do Feijão Branco:
Antes de começar sua receita deixe seu feijão de molho por aproximadamente duas horas. Feito isso, lave-o bem e coloque em uma panela de pressão junto com as folhas de louro e as linguiças picadas. Leve ao fogo por 45 minutos. Desligue o fogo deixe sair todo o ar, só então abra sua panela.

Temperando o feijão:
Em uma panela grande coloque o óleo, deixe esquentar um pouco, acrescente o bacon picadinho. Deixe fritar, quando estiver quase no ponto coloque o alho  e deixe dourar. Em seguida coloque o feijão e tempere com sal e pimenta do reino a gosto, finalize com bastante salsa e cebolinha. 


Finalizando o Prato:
Retire os ossos que se soltaram do mocotó e descarte-os, desosse os pedaços que, por ventura, ainda estejam com osso. Pique o mocotó em pedaços pequenos. Agora junte o mocotó ao feijão branco que acabou de refogar. 


Para fazer mocotó campeiro tradicional do Rio Grande do sul é preciso ter pata de boi, tripa grossa, mondongo (dobradinha,bucho), tomate, cheiro verde, feijão branco, linguiça fina, cebola, manjerona, pimenta verde, ovo cozido e azeitona. A pata de boi, o mondongo e a tripa grossa têm ser bem limpos e postos em água, na véspera. A gordura que fica acumulada na superfície dessa água que ferveu as carnes também é utilizada para fazer o prato.

Autor:

Facebook Comentarios