As dietas menos radicais e que por isso podem ser realizadas por um espaço maior de tempo são uma alternativa para quem prefere emagrecer sem sofrimento e com uma saúde. Uma delas é a dieta depurativa, também chamada de dieta desintoxicante, pois vai limpar o organismo da acumulação de impurezas, sejam vindas de dietas inadequadas, do estresse e da própria poluição ambiental. Esses resíduos provocam o ganho extra de gordura, em especial, na barriga, ancas, coxas e braços.

Para funcionar, a dieta depurativa consiste em eliminar os alimentos industrializados, ganhando lugar os alimentos de origem vegetal, como verduras, legumes, cereais integrais, frutas e azeite virgem extra. A forma de preparo também influencia, sendo que o ideal é que eles sejam preparados no vapor ou que sejam grelhados ou cozidos, sendo que o sal deve ser diminuído. O mesmo vale para condimentos industrializados, como o caldo de galinha, que pode ser substituído por alho, cebolas, salsinha, orégano, alecrim, sálvia, tomilho, manjerona, pimenta e gengibre.

A dieta depurativa engloba, ainda, os sucos naturais frescos, sendo que os dois litros de água diária são essenciais para o bom funcionamento do organismo, bem como os chás, seja o verde, de funcho, dente-de-leão, freixo, entre outros, mas sem exageros. Já a água engarrafada que leva “leve” em sua embalagem é a mais adequada, pois até elas recebem outros produtos em sua formulação.

Essa dieta age no fígado e na vesícula biliar, sendo que é no fígado é onde a gorduras se acumulam. Assim, os alimentos devem se aqueles que refrescam e revitalizam o sistema hepático (como os alimentos verdes) e a vesícula, ativando o metabolismo. Dessa forma, a dieta depurativa elimina os alimentos gordurosos, as frituras, molhos, álcool, alimentos ácidos e avinagrados.

Alguns especialistas na dieta depurativa afirmam que se ela for seguida durante um mês, se pode perder até seis quilos. Outros indicam que ela deve acontecer duas vezes por semana. Por outro lado, o ideal é que a dieta depurativa seja uma constante na vida da pessoa que deseja emagrecer e também ter mais saúde, pois não faz restrição a nenhum grupo alimentar, apenas aos produtos que fazem mal à saúde.