Reduzir o colesterol,Salada de berinjela ao forno: receita saudável e fácil de ser preparada

São vários os benefícios da berinjela, como abaixar o colesterol e triglicérides,emagrecer, tirar dores nas juntas, melhorar o funcionamento do intestino, controlar a pressão arterial, e por aí vai.
Vamos ver o que dizem, o que está comprovado e o que a berinjela realmente tem para oferecer.


Propriedades nutricionais da berinjela
A berinjela, de fato, é rica em minerais e vitaminas como o magnésio, cálcio, zinco, potássio, vitamina C, B2 e B1. Sua casca tem antocianinas, proantocianinas e flavonoides, que se acredita reduzir a produção de radicais livres e possuir propriedades antioxidantes.

É um alimento de baixíssima caloria e alta concentração de fibras (100 g tem apenas 20 kcal e 2,9 g de fibras solúveis e insolúveis), e tem na sua composição 92% de água, o que a torna uma aliada da sua dieta.
Benefícios da berinjela para a saúde

Por ter minerais e vitaminas, a berinjela é um alimento que ajuda o bom funcionamento do organismo. Sua alta concentração de fibras ajuda ofuncionamento do intestino (lembrando que a dupla fibra/água é indispensável para isso) e também dá saciedade (fibras insolúveis retardam a digestão), o que pode ajudar a reduzir a ingestão calórica e, consequentemente, à perda de peso (o efeito diurético também ajuda o ponteiro a descer).
Outros benefícios atribuídos à berinjela

Ela tem fama de (além das que já falamos) de abaixar o colesterol, triglicérides, ácido úrico (responsável pelas dores nas juntas) e controlar a pressão arterial.
De fato, estudos indicam que o suco da berinjela é capaz de reduzir a absorção do colesterol ingerido na alimentação, mas não há evidencia que ele reduza o colesterol já depositado nas artérias.

Em relação ao ácido úrico, triglicérides e pressão arterial, parece não haver nenhuma evidência de sua eficácia. Mas não podemos negar que aberinjela é uma ótima alternativa para compor uma dieta saudável e gostosa. Só não vale achar que ela vai fazer milagre sozinha, a ponto de deixar a medicação de lado ou fazer uma maluquice de dieta da berinjela,ou, ainda, esperar que a sua água resolva todos os seus problemas.


Formas de consumo da berinjela
Muitos nutricionistas recomendam que ela seja consumida cozida ou assada (frita nem pensar), acreditam que o consumo da berinjela crua pode trazer problemas gastrointestinais.
Ela também pode ser consumida na forma de farinha, cápsulas, sucos e em receitas deliciosas. Lembrando que muitas receitas de berinjela são carregadas de gordura, molhos e queijos, portanto não espere tantos benefícios da berinjela em uma lasanha cheia de gordura, e se tirar a casca, saiba que parte dos nutrientes também se vai.

Reduzir o colesterol - Receita da Berinjela

Reduza o colesterol:
Para além de um ótimo ingrediente para as refeições diárias, a berinjela é usada a  muito tempo para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Ingredientes:

1 Jarro de vidro de 1,5 litros
1 Berinjela
1 litro de água potável

Preparação:

Encha o jarro com o litro de água,
Lave bem e corte a berinjela em bocados
Coloque os pedaços de berinjela no jarro com água
Deixe repousar durante a noite
Há quem adicione sumo de limão, porque diz o povo que ajuda a perder peso.
Depois de deixar repousar durante uma noite, escorra a água para um outro jarro ou garrafa (sempre de vidro) e beba o líquido durante o dia.

Deve repetir este processo durante 3 dias e repousar outros 3.
Deve fazer isto por um período de 3 semanas.

obs:
Consulte o seu médico ou vá à farmácia para medir os níveis de colesterol antes e depois deste processo, para ter forma de comparação e saber se está tendo o resultado esperado.
Se estiver tomando qualquer medicamento para nivelar os níveis de colesterol no sangue, continue a fazê-lo. Esta receita em nada substitui a medicação prescrita pelo seu médico.

Salada de berinjela ao forno: receita saudável e fácil de ser preparada

A salada de berinjela ao forno é uma receita fácil e prática de ser preparada, que rende quatro porções e leva cerca de uma hora para ficar pronta.

Ingredientes:
3 berinjelas
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola grande
1/2 xícara de chá de azeite
1/4 xícara de chá de vinagre
3 colheres de sopa de azeitona preta picadas
2 dentes (grandes) de alho picadinho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de orégano
2 colheres de sopa de salsa picadinha
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Retire um pouco da casca da berinjela, corte em fatias finas no sentido do comprimento e depois corte em tirinhas.Coloque as berinjelas cortadas de molho em água com sal durante meia hora depois passe na água para retirar o sal e dê uma espremida. Corte a cebola e pimentão em tirinhas, coloque em uma assadeira junte a berinjela, o alho, o louro, a salsa, orégano, azeitona e o sal. Regue com metade do vinagre e leve ao forno médio pré-aquecido por 45 minutos. Retire do forno e regue com o azeite e o restante do vinagre. Deixe esfriar e sirva.