Pudim Light de Laranja

Esse pudim é light porque não leva leite condensado, leva leite em pó. E posso garantir que fica espetacular! No lugar do açúcar eu usei o adoçante em pó para forno e fogão. Somente
para fazer a calda usei açúcar refinado mesmo. Muita gente indica frutose, mas é um adoçante caro e em termos de calorias é praticamente igual açúcar.

Comece caramelizando a forma.
Reserve a forma já com o caramelo espalhado no centro e nas laterais.

Agora bata no liquidificador:

350 ml de suco de laranja (mais ou menos de 6 a 8 laranjas)
Raspas da casca de 1 laranja (opcional);
1 colher (sopa) de essência de baunilha;
3 ovos
14 colheres de leite em pó (pode ser o desnatado);
1 xícara (de 180 ml) de açúcar ou adoçante em pó para uso culinário.

Bata por 2 minutos e coloque sobre a calda caramelada. Leve para assar em banho-maria, com o forno aquecido em 200º.

Como eu faço o banho-maria: Antes de começar a receita eu coloco 2 litros de água para ferver numa caneca grande, ligo o forno em 200º para preaquecer. Coloco a forma do pudim (já caramelizada e com o pudim líquido) dentro de outra forma redonda e maior e despejo a água que ferveu dentro de modo que o pudim fique com cerca de 3 dedos de água em volta dele. Deixo mais um pouco de água fervendo no fogão e a cada 20 minutos abro o forno e coloco um pouco mais (pois evapora).

O tempo de forno vai depender de vários fatores: tamanho da sua forma, marca do seu forno, etc. Então o ideal é abrir o forno de vez em quando e ir checando (pode levar de 30min a 1h e 30min dependendo do seu forno). Se o pudim estiver firme, está no ponto.

Tire do forno, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Passe uma faquinha no centro e laterais e desenforme.

As raspinhas de laranja deixam esse aspecto "arenoso" na superfície, se quiser mais lisinho não use as raspas. Fica perfumado e delicioso!!!

Autor:

Facebook Comentarios