A planta O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, açafrão da índia e gengibre amarelo, é uma raiz da família do gengibre. Com o nome científico de Crocus sativus, o açafrão é uma planta da qual você provavelmente já ouviu falar. Pode ser popularmente conhecido em algumas regiões como açaflor, açafrão da Índia ou açafrão verdadeiro. O açafrão, é usada há muito tempo. Na Índia é um remédio popular, corante e tempero. Essa cultura chegou ao Brasil e também é possível encontrar alguém que use o açafrão para dar um gosto especial à comida, mas será que essa é sua única utilidade? E o que faz do açafrão uma planta popular em tantos países?É uma fonte de antioxidantes poderosos contra doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer, sem contar que pode ajudar a retardar o envelhecimento e rejuvenescer o organismo, inclusive a pele.
O açafrão :São inúmeros os benefícios da curcumina, principalmente pelo seu efeito antioxidante e anti-inflamatório. Ela contribui para o combate ao câncer, próstata, mama, melanoma, pâncreas, diminui o risco de leucemia e mieloma múltiplo, e a ocorrência de metástases em diversos tumores. Desintoxica o fígado, é benéfico para o coração, ajuda no controle do diabetes, neutraliza radicais livres, reduz a inflamação da artrite, tem ação analgésica, antisséptica e antibacteriana. Age no metabolismo das gorduras auxiliando na perda de peso, ajuda na acne, na psoríase e outras doenças de pele, e acelera a cicatrização. Previne a doença de Alzheimer, combate a depressão e a esclerose múltipla. Todos estes efeitos são documentados por inúmeros estudos científicos.

Dicas:Os benefícios terapêuticos são ampliados quando o açafrão é usado em conjunto com peixes de águas geladas ou óleo de peixe, que são ricos em ácidos graxos essenciais – ômega-3.
O chá pode aliviar a tosse e o caldo estimula a digestão. Misturar cerca de 1 grama por litro de água.
Massagear o pó de açafrão sobre alguma zona de dor corporal pode a aliviar. Nas gengivas, misture o pó ao mel puro e aplique diretamente na boca.
Atenção: A planta não deve ser consumida em doses muito elevadas. Prefira uma quantia menor que 10 gramas.

Fazendo uso dos benefícios do açafrão

Perda de peso:A perda de peso está entre os principais benefícios do açafrão, uma vez que possui habilidade de aumentar a serotonina no cérebro, hormônio que tem influência direta em nosso apetite. Uma descoberta mostrou que ao ingerir o açafrão, as pessoas sentiam menos fome. A própria influência do extrato em problemas emocionais tem seu reflexo no maior bem estar, o que consequentemente alivia a vontade de comer, que geralmente está ligada a algum descontrole emocional.
Eliminar marcas da acne: 
Misture uma pitada de açafrão a uma colher (sopa) de pó de sândalo, acrescente água até obter uma pasta lisa. Passe no rosto e deixe cerca de 30 minutos. Repita o processo duas ou três vezes na semana, dependendo da gravidade das marcas;
Eliminar cravos: 
Esfregue o pó de açafrão diretamente sobre o cravinho durante 5 minutos, diariamente até que seja completamente eliminado da região;
Clareamento facial: Misture meia colher (sopa) de açafrão, uma colher (sopa) de suco de limão ou suco de pepino. Combine bem os ingredientes e passe na face, deixando agir cerca de 20 minutos e retire com água fria. O uso regular damáscara proporciona uma pele clara, hidratada e com aspecto brilhante;(usar a noite)
Esfoliar e tonificar o corpo: Separe duas colheres de sopa (ou mais, dependendo de sua estatura) de farinha de grão de bico e adicione meia colher (chá) de açafrão. Faça uma pasta acrescentando leite, caso tenha pele normal, ou água de rosas, se tiver a pele oleosa. Passe por todo o corpo em movimentos circulares suavemente e deixe agir por 10 minutos. Tome banho normalmente, mas prefira água morna ou fria;
Remover estrias: Adicione duas pitadas de açafrão à uma colher (sopa) de iogurte natural. Esfregue sobre as marcas diariamente, deixando que aja por 10 minutos e depois enxágue;
Curar feridas, cortes, eczema ou psoríase: Aplique o açafrão puro sobre a área a ser tratada, repetindo o processo duas vezes ao dia.
Ossos e massa muscular:O açafrão também ajuda a desenvolver ossos saudáveis e fortes e um bom tônus muscular, como resultado de seu alto nível de magnésio, que aumenta a absorção de cálcio nos ossos e assegura o bom funcionamento dos músculos e do coração.
Antidepressivo:Como já vimos, uma das propriedades do açafrão é ajudar na produção de serotonina, que ajuda a elevar o humor. Isso ajuda a levar o sangue para o cérebro e na redução da depressão e apreensão, melhorando o humor. É comprovado que o extrato proporciona a sensação de bem-estar.
Antioxidante:Os danos oxidativos estão associados ao envelhecimento e a várias doenças. Envolvem radicais livres, moléculas altamente reativas com elétrons desemparelhados. Os antioxidantes do açafrão protegem o organismo dos radicais livres e seus danos, neutralizando-os graças à sua estrutura química, e ainda estimula os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.
Para os olhos:Os carotenoides encontrados no açafrão ajudam na proteção dos olhos. Eles atuam contra doenças como a degeneração macular e catarata. Além disso, também ajudam na proteção dos raios solares nocivos e na regulação do ácido graxo das membranas celulares, tornando os olhos fortes e com uma proteção maior.
Para o Coração:As propriedades do açafrão antioxidantes ajudam na redução do colesterol e triglicérides no organismo, evitando problemas circulatórios. Também ajuda a bombear de oxigênio, tornando o sistema circulatório mais eficiente.
Na prevenção do câncer:Os carotenoides do açafrão, crocin e safranal, possuem propriedades que podem ajudar a inibir o crescimento de tumores no organismo. As substâncias mostraram serem benéficas na proteção contra os câncer de cólon, fígado e do ovário.
8. Para a memória
O açafrão:auxilia na memória, através de seus ativos antioxidantes, crocin ecrocetina, que ajudam a manter longe doenças como Alzheimer e Parkinson. O alimento também reduz os estresses celulares, protegendo o sistema nervoso central e melhora os processos de aprendizagem.
Para a Pele:As propriedades do açafrão antibacterianas podem ser muito benéficas à pele. O extrato é capaz de reduzir a acne, sendo aplicado diretamente sobre a área afetada. Ele age ainda como um esfoliante natural e pode ajudar na remoção de células mortas. Além disso, ao ser aplicado junto com o leite, pode clarear a pele ou remover pigmentos.
 Prevenção de Artrite:A redução da erosão óssea ainda faz parte dos benefícios do açafrão, além deste ajudar na cura de dores e inchaço nas articulações. Pode ser ingerido para prevenção de artrite por seus benefícios anti-inflamatórios.
Contraindicação e efeitos colaterais:Ainda que seja uma substância natural, é necessário ter atenção na dosagem e observar os possíveis efeitos colaterais, ainda que não atinja a maioria dos consumidores. A ingestão de grandes quantidades não é indicada a mulheres grávidas, pois tem efeito abortivo.
Entre os problemas que podem afetar alguns indivíduos, a tontura é provavelmente o mais comum. Outros sintomas são a tosse, asma, insônia, azia e pele ressecada. Além disso, embora o alívio da TPM seja um dos benefícios do açafrão para as mulheres, pode também resultar em cólicas menstruais para algumas.

Como preparar o chá de Açafrão-Da-Terra 



Leve ao fogo 1L de água, com apenas 1g de açafrão, e deixe ferver por 05 minutos. Após este período, desligue o fogo, abafe e recipiente e aguarde o chá amornar. Então, com a temperatura ideal para consumo, o beba duas vezes por dia.
Dosagem
A dosagem recomendada no tratamento de depressão leve a moderada e da síndrome pré-menstrual é de 30mg diárias divididas em 2 doses. Já a melhora na capacidade antioxidante foi demonstrada em pacientes com doença da artéria coronária utilizando extrato de açafrão de 50mg duas vezes ao dia.

Doses de 1,5g diárias são ainda consideradas seguras. Efeitos tóxicos foram registrados em dosagens de 5g. A quantidade de 20g já é considerada letal e 10g, abortiva.