Durante séculos, o vinagre tem sido usado para diversos fins domésticos e na cozinha.
Também é um remédio popular antigo, alegado para ajudar com todos os tipos de problemas de saúde.

Isso inclui perda de peso, níveis mais baixos de açúcar no sangue e melhora os sintomas da diabetes.

Aqui estão benefícios de saúde de vinagre de maçã, que são suportados pela pesquisa científica.
O vinagre de maçã é rico em muitas substâncias benéficas para o nosso organismo como potássio, pectina, ácido málico, cálcio e ácido acético, que é o que lhe dá propriedades ácidas. Ele também tem vitaminas C, E, A, B1, B2 e B6 e minerais como selênio, manganês, cobre, zinco, sódio, fósforo, magnésio e ferro.

Benefícios do vinagre de maçã
Ajuda a reduzir a glicose no sangue
Hoje em dia há um grande aumento da incidência de diabetes tipo 2 e pessoas que desenvolvem resistência à insulina, e esta é uma das principais razões de tantas pessoas estarem acima do peso e com uma maior circunferência abdominal, que como sabemos, é um fator de risco para muitas doenças na atualidade.
Um estudo feito na Universidade do Arizona descobriu que consumir uma pequena quantidade de vinagre de maçã antes das refeições reduz picos de açúcar no sangue, ajuda no processo metabólicos de carboidratos refinados e açúcares, impede explosões de energia que fazem aumentar o nosso apetite e a vontade de comer toda hora, aumentando os níveis de saciedade.

Ajuda na perda de gordura
Um dos estudos mais relevantes mostrou a correlação do consumo do vinagre de maçã com a perda de peso e gordura. No estudo com 175 participantes obesos foram dividido em dois grupos. Apenas um dos grupos, tomaram por 12 semanas, 500 ml de uma bebida contendo 15 ml de vinagre.
Os pesquisadores concluíram que o peso corporal, o IMC, a área de gordura visceral, circunferência da cintura e os níveis de triglicéridos no sangue eram muito mais baixos nos grupos que beberam a bebida contendo vinagre, em comparação com aqueles que não o fizeram.
Além disso, os participantes obesos que tinham um IMC entre 25 e 30, perderam entre 2 a 5 quilos em um período de 12 semanas, consumindo o vinagre e sem estarem em uma dieta rigorosa. Embora o estudo ainda não seja conclusivo, os pesquisadores acreditam que o vinagre é eficaz em reduzir os níveis de obesidade.

Melhora a digestão e o funcionamento do intestino
O vinagre de maçã ajuda a melhorar a digestão, quando tomado antes das refeições. O vinagre de maçã também fornece uma grande quantidade de bactérias úteis que podem ajudar no bom funcionamento do intestino.

Proporciona equilíbrio alcalino
O vinagre de maçã ajuda a restaurar o equilíbrio natural entre a acidez e alcalinidade no organismo. Com isso, o corpo passa a metabolizar a comida melhor, contribuindo para o aumento de energia e ajudando na perda de peso. O equilíbrio natural alcalino também irá evitar o crescimento excessivo de Cândida, que em altos níveis causam desejo por açúcares e carboidratos.
Por que ao vinagre de maçã emagrece

O componente principal do vinagre de maçã é o ácido acético ou o AcOH e ele é o principal responsável pela eficácia no emagrecimento. Quando consumido antes ou durante as refeições, ele faz a glicose ser liberada lentamente no sangue. Com isso, uma menor quantidade do hormônio insulina será liberado na corrente sanguínea. A insulina é um hormônio que ajuda a armazenar gordura.

O excesso de insulina faz seu corpo armazenar gordura, mesmo com uma ingestão menor de calorias, contribuindo para o acúmulo de gordura especialmente na região abdominal. Além disso, o ácido acético atua junto aos genes, inibindo também o armazenamento de gordura, obrigando o corpo a gastá-la. Com os níveis de glicose e a insulina estabilizados, a perda de gordura fluirá naturalmente.

Outra pesquisa, demonstrou que o ácido acético inibe a expressão dos genes que promovem o armazenamento de gordura, fazendo com que ela seja transformada em energia e gasta pelo organismo. Outros benefícios mostrados após o consumo do vinagre foi redução nos níveis de colesterol e na pressão sanguínea.
Como consumir o vinagre de maçã
Se seguir uma dieta de baixas calorias e exercícios físicos regulares é possível perder cerca de 2 kg por semana. Mas de qualquer maneira, vale lembrar que o vinagre de maçã não é nenhum produto milagroso e sem nenhum esforço da sua parte, ele não fará milagres, nem trará resultados imediatos.

Encare-o como um complemento em sua dieta para potencializar o emagrecimento. Só assim você não criará expectativas demais e nem dependerá somente dele para atingir seu peso ideal. Quanto à quantidade e forma de usar, basta tomar 2 a 3 colheres de chá antes de cada refeição.
Contra-indicações e efeitos colaterais
O vinagre de maçã natural, se consumido em pequenas quantidades, não apresenta efeitos colaterais e nem contra-indicações. Já em excesso, o vinagre de maçã pode resultar em alguns efeitos secundários como hipocalemia (níveis baixos de potássio) e osteoporose.
Em casos de doenças crônicas ou de estômago, ou ainda se estiver usando algum tipo de diurético, laxante ou medicamento para doença cardíaca ou diabetes, pergunte ao seu médico se não há problemas em consumir o vinagre de maçã.
Vinagre de maçã em cápsulas
Como o Vinagre de Maçã é ácido, na qual pode inclusive irritar estômagos mais sensíveis, além de apresentar sabor e aroma fortes, que não agrada todos os paladares, existem cápsulas de vinagre de maçã, que possuem seus princípio ativos, embora tenha um sabor neutro. Pode ser uma boa opção para quem não gosta do sabor do vinagre de maçã.
Maçã Cidra Pode ter Alguns Benefícios para a Saúde do Coração
Doença cardiovascular (doença cardíaca e acidente vascular cerebral) é atualmente a causa maior do mundo da morte.
Sabe-se que vários fatores biológicos mensuráveis estão associados a um risco grande ou pequeno de doença cardiovascular.
Estes estudos de rato mostraram que vinagre de cidra da maça pode reduzir níveis de colesterol e triglicérides.
Vinagre de maçã também pode conter o antioxidante ácido cloro gênico, que foi mostrado para proteger as partículas de colesterol LDL de se tornar oxidado, um passo crucial no processo de doença cardíaca.