você pode gostar

6/recent/ticker-posts


 

O poder das cascas, não abra mão delas! Geleia de Casca de Tangerina,Bolo de Casca de Banana e Chocolate

Não estamos falando apenas da estimativa de que jogamos fora 20% dos alimentos que compramos, mas também das vitaminas, sais minerais e proteínas existentes nas cascas, folhas e talos que acabam indo parar no lixo. Vamos ver como usá-las para incrementar nossa dieta e diminuir esse desperdício de alimentos.

Aproveitamento integral dos alimentos
Você sabia que a concentração de nutrientes nas cascas, folhas e talos é altíssima e em alguns casos até superior em relação a parte do alimento considerada “principal” ou convencional? Pois é, isto acontece com a abóbora, abacaxi, goiaba, banana, limão, mamão, maçã e melancia.

Receitas Saudáveis

Algumas cascas são muito fáceis de incorporar na nossa dieta (só não retirá-las) como: do pepino, da batata inglesa, cenoura, maçã, berinjela, uva, jabuticaba, beterraba, limão, manga e abóbora.
Outros aproveitamentos fazem uso das partes no preparo de sucos,geleias, recheios de tortas, patês, sopas, bolinhos, refogados e omeletes. Esse é o caso das cascas de melancia, banana, laranja, tangerina, folhas da cenoura, beterraba, salsão, couve flor, talos de salsinha, brócolis, couve flor e couve.


A casca do ovo, torrada e triturada, rende um ótimo adubo para as plantas, a parte branca da laranja é rica em pectina e fibras, ajuda a eliminar parte da gordura ingerida, a casca do abacaxi rende um ótimo chá digestivo. Deixar um limão lavado no congelador para ralar a casca (parte verde) na hora de preparar tortas, bolos e patês também é uma maneira simples e prática de aproveitamento.
Antes do consumo

É muito importante a higienização adequada: lavar em água corrente, deixar de molho em água com água sanitária (1 colher de sopa para cada litro de água) por 15 minutos, passar pela água corrente novamente e depois retirar o excesso de água. Deixar uma escovinha reservada só para esse fim também é conveniente (limpar cascas de abacaxi, abóbora, etc) e, se puder, dê preferência aos alimentos orgânicos.

Geleia de casca de tangerina 

Ingredientes
3 cascas de tangerina lavadas
½ xícara de açúcar
3 cravos da índia
1 colher de café de canela em pó ou um pedaço de 3 cm de pau de canela

Modo de fazer:
1 – Lave as cascas da tangerina e corte-as em fatias bem finas

2 – Afervente-as 3 vezes trocando a água após cada fervura.

3 – Em uma panela, acrescente o açúcar, as cascas fervidas e os cravos. Mexa e deixe em fogo baixo, com meia tampa.

4 – Quando começar a ferver, coloque a canela.

5 – Ao fazer pequenas bolhas, desligue, coloque em um pote de vidro esterilizado. Deixe descansar por um tempo e depois condicione em geladeira.



Bolo de casca de banana e chocolate

Ingredientes
4 cascas de bananas nanica
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
300 gramas de açúcar
240 gramas de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento em pó
400 ml de leite
180 gramas de chocolate ao leite em barra

Modo de fazer
Separe as gemas, bata as claras em neve e reserve.
Pique o chocolate em pedaços médios e reserve.
Bata no liquidificador o leite, as cascas, gemas, açúcar e a manteiga (temperatura ambiente).
Em uma tigela coloque a farinha de rosca, junte a mistura do liquidificador, as claras em neve e, por último, o fermento em pó.
Coloque em uma forma untada, cubra com o chocolate picado e leve ao forno pré-aquecido (150°) por mais ou menos 40 minutos. É só servir!


Obs: Você pode congelar as cascas lavadas, secas e embaladas conforme for consumindo as frutas. Elas ficam escuras, mas não se impressione, elas estão ótimas para a receita.




Postar um comentário

0 Comentários