Benefícios Do Alecrim Para Saúde E Beleza( Anti-Envelhecimento)
O chá de alecrim (rosmarinos officinalis)tem diversas indicações.
Seu uso datado desde a época da Idade Média e Renascimento, sendo usado para o rejuvenescimento, como conta uma história a respeito da rainha Elisabeth, da Hungria, que estava paralítica e sofria de gota aos setenta e dois anos, ao receber a receita de um monge e recobrar a saúde e a alegria. Aliás, naquela época antiga, também para a alegria ele era muito usado, considerado uma planta que combate a tristeza, ou seja, usado especialmente em casos de depressão. Costuma ser preparado por infusão.

Os benefícios do chá de alecrim são, principalmente, melhorar a digestão, aliviar as dores de cabeça e o cansaço. Outros benefícios do chá de alecrim para a saúde podem ser:


  • O alecrim ajuda no tratamento de:
  • Reumatismo;
  • Depressão;
  • Gases intestinais;
  • Cansaço;
  • Diminuir os sintomas da TPM,cólicas menstruais;
  • Aliviar os sintomas da gripe, bronquite e dores de garganta,
  • Promover o alívio de aftas, gengivites e estomatites;
  • Ajudar a prevenir problemas de coração;
  • Aumentar a capacidade de aprendizado;
  • Auxiliar no tratamento de tendinites, dores articulares e lesões musculares.
  • Feridas que precisam ser cicatrizadas.


Para ter todos os benefícios do chá de alecrim, pode-se beber 2 a 4 xícaras desse chá por dia, sem adicionar açúcar.





Além de ser utilizado na forma de chá, o alecrim pode ser utilizado como erva aromática para temperar os alimentos e está disponível na forma seca, em óleo ou fresco. O óleo é especialmente utilizado para adicionar à água de banho ou para fazer massagens em locais doloridos.

Você vai se surpreender sobre os muitos benefícios do alecrim. Então, vamos conhecer os benefícios do alecrim para saúde e beleza.

Alecrim é um Agente Anti-Envelhecimento: 
O Alecrim é um ingrediente popular para anti-envelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral.

Benefícios do Alecrim Na Prevenção do Câncer: 
O Alecrim contém carnosol que é um composto anti-câncer potente. Estudos realizados mostraram que ele tem uma eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele. Em um outro estudo com ratos, mostraram que o Alecrim ajudo na redução de agente cancerígeno em até 76% do tumores mamários.

Alecrim Ajuda a Melhora a Memória:
O Alecrim tem propriedades que aumentam a memória. Estudos realizados mostraram que o Alecrim contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuro-protetoras que ajudam a proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória que acontece com o envelhecimento.

Benefícios do Alecrim Para o Humor: 
O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do Alecrim melhorou  memoria das cobaia, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.

Benefícios do Alecrim Para Enxaqueca: 
O Alecrim é um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de Alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando Alecrim pode melhorar a memória e humor, este método também pode ajudar com a função da memória e colocá-lo em um melhor estado de espírito.

Alecrim Ajuda no Alívio de Dores: 
Ele não só ajuda a aliviar a dor da enxaqueca, mas o óleo essencial presente no Alecrim também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.

Alecrim é um Agente Anti-inflamatório: 
O Alecrim contém dois anti-inflamatórios poderosos, O ácido carnósico e o carnosol. Um estudo revelou que estes dois compostos inibiram a COX-2, uma enzima que provoca a dor e a inflamação no corpo. Eles também inibiu a produção de excesso de óxido nítrico, que também desempenha um papel importante no processo inflamatório.

Alecrim Ajuda no Fortalecimento do Sistema imune: 
O Alecrim estimula o sistema imunológico, graças a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios, e as propriedades anti-cancerígenas.

Alecrim é um Agente Antibacterianas: 
Estudos descobriram que o Alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas contra H. pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos infecções.

Benefícios do Alecrim Para a Saúde Digestiva:
O Alecrim é muitas vezes usado para ajudar a tratar problemas digestivos, como dor de estômago, prisão de ventre, Indigestão, e quase qualquer outro problema digestivo relacionado. Ela também ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, quando ingeridos com os alimentos, como, carne ou ovos.

Alecrim Ajuda no Crescimento do Cabelo:
Estudos inicias mostraram que o Alecrim podem estimular o crescimento do cabelo. O estudo descobriu que as pessoas com alopecia, uma doença que faz com que o cabelo caia, teve um significativo crescimento do cabelo depois de esfregar Alecrim, lavanda, Tomilho e madeira de cedro em seu couro cabeludo durante sete meses. No entanto, não é claro se isto foi o Alecrim ou outras ervas que provocou o crescimento da planta.

Alecrim Melhora Circulação: 
O óleo de Alecrim é muitas vezes aplicado frequentemente como um remédio natural para má circulação, embora não tenha havido estudos que provar esse efeito.

Alecrim Possui Propriedades Diurética: 
O Alecrim é um diurético leve, o que significa que ele pode ajudar a se livrar do inchaço e retenção de água no organismo. Além disso, O Alecrim quando utilizado regularmente, pode ajudar no aumento do fluxo da urina e ajudar a função dos rins em níveis ideais para ajudar a se livrar do excesso de água no corpo.

Benefícios do Alecrim Para Saúde Respiratória: 
O Alecrim é um ótimo remédio natural para problemas respiratórios. Respirando o cheiro do óleo essencial pode ajudar com o congestionamento devido a resfriados, alergias, infecções respiratórias e gripe. Além disso, Você também pode ferver Alecrim fresco em uma panela de água, coloque-o em uma tigela, e respirar o vapor para ajudar a limpar os pulmões e garganta. Isso também irá ajudar com dores de cabeça associada a doenças respiratórias.

Alecrim Ajuda na Desintoxicação do fígado: 
O Alecrim tem sido usado para tratar problemas de fígado por centenas de anos. Um estudo revelou que o extrato de rosmaninho reduziu cirrose em ratos que receberam tioacetamida, um composto tóxico que é tóxico para o fígado. Ele também impediu danos ao fígado a partir de tetracloreto em ratos e camundongos.


Alecrim e o Cabelo
O alecrim é indicado como fortificante do couro cabeludo e como anti-caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e sálvia e junte ao xampu, na proporção de um quarto de chá para um frasco de xampu.
Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um dos que mais contribui está relacionado à exposição do nosso corpo aos radicais livres, que provocam envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar.

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, sendo portanto uma boa opção para combater este tipo de problema.

Além de ajudar na caspa e queda de cabelo, o alecrim também ajuda fortalecer os fios.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para o Cabelo
Faça o chá do alecrim bem forte. Uma quantidade boa para usar uma única vez é 50 ml. Para melhorar ainda mais os efeitos, coloque umas 5 gotinhas do óleo essencial de alecrim.
Misture e passe em todo couro cabeludo, massageando bastante.
Deixe agir nos fios pelo menos 30 minutos, em seguida lave os cabelos normalmente. Passe o chá de alecrim nos fios 3 vezes na semana.

Alecrim e a Pele
O chá do alecrim também traz muitos benefícios à pele. O chá do alecrim tem ação analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti-séptica, é estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, e é indicado para pele oleosa.
Receita Caseira de Chá de Alecrim para a Pele
Faça um chá de alecrim bem forte, com quantidade em torno de 50 ml.
Coe e, com auxílio de algodão, passe o chá em todo seu rosto, principalmente onde você tem mais espinhas. O alecrim combate a vermelhidão da pele e evita que apareçam mais espinhas.
Guarde o restante em um vidro escuro e limpo, e use o chá por mais alguns poucos dias.

Advertências

Não usar em pessoas com gastroenterites e histórico de convulsões. Não utilizar em gestantes. Doses acima das recomendadas podem causar nefrite e distúrbios gastrintestinais. Não usar em pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade ao alecrim. Uso recomendado em pessoas acima de 12 anos.




PALAVRAS CHAVE 
Alecrim-1Alecrim é um Agente Anti-Envelhecimento: O Alecrim é um ingrediente popular para anti-envelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral