Bicarbonato De Sódio para saúde Beleza

Bicarbonato de sódio, descubra  tudo que ele pode proporcionar à sua saúde e aparência.
O bicarbonato de sódio é um produto muito econômico que se tornou famoso por seus usos medicinais e na gastronomia. O que muitos ainda não sabem é que este produto tão fácil de conseguir no mercado também é um dos melhores aliados da beleza da pele e do cabelo, já que conta com propriedades que limpam, reparam e melhoram a sua aparência .





O bicarbonato de sódio é comumente usado como antiácido ou como fermento, principalmente em receitas culinárias. Mas, na verdade, ele possui inúmeras utilidades nas mais diferentes situações, que vão da limpeza de paredes à da pele.



O bicarbonato de sódio atua como um antifúngico e neutralizador de acidez. 
Quando o bicarbonato de sódio é consumido, alcaliniza o corpo pelo aumento de pH, permitindo a oxigenação e combatendo o crescimento de fungos e leveduras.

 O bicarbonato de sódio ajuda muito na higiene bucal, reduzindo manchas nos dentes, deixando-os brancos e limpos. Além disso, é um bom remédio para pessoas que sofrem de sensibilidade nas gengivas. É recomendado fazer uma pasta com bicarbonato e algumas gotas de água e aplicar um pouco na escova de dente. Depois, escove suavemente os dentes e gengivas. Dependendo da sua sensibilidade, pode-se aplicar também com um algodão. Além disso, alivia dores com aftas e pode ser utilizando como anti-séptico bucal.
Para combater o mau hálito faça um bochecho com meio copo de água e bicarbonato.

Como xampu, para remover a oleosidade do cabelo: misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e esfregue no couro cabeludo durante o banho. Se você dormiu com os cabelos sujos (oleosos), pela manhã polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre as raízes secas e esfregue vigorosamente. Se desejar, lave com um pouco de água para não sair de casa com aspecto empoeirado. Este tratamento também elimina o odor.
Para tirar os resíduos químicos que se acumulam no cabelo, misture uma colher de sopa com o seu xampu e aplique uma vez por mês.
Cabelos macios e sedosos
Ultimamente, foi bem difundido o chamado “shampoo bomba”. Ele é feito com a mistura de bepantol e monovin A, que é uma vitamina para cavalos. Seu uso foi bastante questionado no que se refere aos possíveis danos à saúde de quem utiliza. Para evitar problemas, existe um remédio caseiro de bicarbonato e vinagre que dá uma aparência bem mais bonita e saudável para seus cabelos, e o melhor: não oferece riscos. 
Para utilizar, primeiro lave todo o couro cabeludo com a mistura de cinco colheres de água com uma colher de bicarbonato de sódio. Depois, aplique uma colher de vinagre de maçã juntamente com um copo de água. Aplique da raiz até as pontas. Use esse tratamento durante uma semana, dê uma pausa durante alguns dias e posteriormente volte a usar.
Redução da caspa: Dissolva três colheres de bicarbonato de sódio na porção de xampu que vai utilizar para lavar o cabelo. Em seguida, lave o cabelo de forma normal e enxágue. Procure lavar sempre dessa forma, até a caspa desaparecer por completo.


Para um sabonete líquido que deixe as mãos mais limpas, macias e cheirosas adicione uma colher de chá de bicarbonato para cada 200 ml de sabonete líquido.

Desodorante natural coloque uma colher de chá de bicarbonato em um vidro de leite de magnésia e use no lugar do desodorante comum.

Para joelhos e cotovelos mais macios e suaves coloque um pouco de bicarbonato no seu hidratante predileto e aplique em movimentos circulares.

Chulé :Utilizando duas colheres de bicarbonato, você faz pequenos sachês para depois colocar dentro de sapatos e tênis durante a noite. Retire ao amanhecer e procure não calçar os sapatos e tênis se ainda restar algum vestígio do  bicarbonato - ele pode causar irritações à pele.

Limpeza doméstica: o bicarbonato de sódio pode ser usado como um abrasivo suave para a limpeza geral da casa. Para balcões de cozinha engordurados, utilize o bicarbonato com água. Misture 2 colheres de sopa para 500 ml de água, e coloque em um recipiente com spray. Pode acrescentar também umas gotinhas de limão para dar um cheirinho mais agradável. O bicarbonato também é eficaz para limpar banheiras e torneiras de metal.
Manchas
Coloque o bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue delicadamente a parede para tirar manchas das paredes, incluído os rabiscos das crianças.
Rejuntes
Para limpar rejuntes, faça uma mistura de bicarbonato com água oxigenada e escove a sujeira.
Louça
Quando for lavar a louça, encha copos, xícaras, panelas e todo tipo de recipiente com água e bicarbonato de sódio. A mistura ajuda a desgrudar os restos de comida.
Pia:Para não deixar a pia entupir, use preventivamente uma mistura de 250 ml de vinagre, água e bicarbonato de sódio. Essa "mistura caseira" elimina a gordura e os restos de comida presentes nos canos.

Renova o ar da geladeira: despeje uma xícara de bicarbonato de sódio em uma tigela ou simplesmente abra a caixa do produto e coloque-a no fundo da geladeira. Troque a cada um ou dois meses, e o ar da sua geladeira vai ficar sempre fresquinho, sem mau cheiro.
Remoção de odores da geladeira ou freezer: utilize uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para meio litro de água morna. Utilizando um pano, limpe as paredes e prateleiras. Em geladeiras sem frost-free, espere o degelo para fazer a limpeza. Depois, passe outro pano para secar. O mesmo processo pode ser feito com embalagens de plástico.

Colchão:
Se seu bebê sofrer algum acidente na cama durante a noite e acabar sujando o colchão, o bicarbonato também pode ajudar. Espalhe sobre o lugar úmido, espere por duas horas e limpe com o aspirador de pó. Isso desumidifica e acaba com o mau cheiro. Mas não se esqueça de desinfetar o colchão.

Higieniza alimentos e recipientes: às vezes, uma embalagem plástica continua cheirando, mesmo depois de lavada. Quando isso acontecer, misture de 1 a 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em água quente e encha o recipiente. Deixe de molho durante a noite. Para recipientes de metal, misture bicarbonato de sódio com água fervente e deixe descansar.

Desbloqueia nariz entupido. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um vaporizador.

Para queimaduras do sol: Adicione ½ xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água morna. Permaneça alguns minutos mergulhado na banheira. Quando sair, não se enxugue. Deixe a pele secar naturalmente. Você também pode usar uma compressa fria de bicarbonato de sódio com água, diretamente em queimaduras solares localizadas.

Para amaciar e relaxar os pés: Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma bacia de água quente, e coloque os pés de molho durante uns 15 minutos.

Esfoliante: Uma pasta feita a partir de três partes de bicarbonato de sódio, combinadas com uma parte da água pode ser usada como um esfoliante para o rosto e corpo. É natural, barato e suave o suficiente para usar todos os dias.

Para acne: Lave o rosto e em seguida, aplique uma máscara de bicarbonato de sódio e água. Deixe-a por 5 a 10 minutos e lave com água morna. Isso também vai ajuda a te livrar de cravos.

Bicarbonato de sódio também pode ser usado como um amaciante de roupas: Adicione uma xícara na máquina de lavar. Serve também para “reavivar” roupas brancas.

Remove manchas das axilas das roupas: misture o bicarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e deixe a camisa ou camiseta de molho por várias horas ou durante toda a noite, até que a cor amarelada desapareça.

Se você tem gato, polvilhe-o na caixa de areia para absorver o cheiro ruim.

Unhas livres de fungos e manchas: Sugere-se deixar as mãos ou pés de molho em uma mistura de água com bicarbonato de sódio por 5 minutos, durante o dia e à noite, pois as propriedades do composto ajudam a limpar profundamente a cutícula e curam as unhas afetadas por fungos.

Máscara de beleza Faça uma pasta de bicarbonato de sódio, misturado com um pouco de água. Aplique no rosto durante 5 minutos. Isso deixará a sua pele suave e macia, além de combater as espinhas.

Remove manchas nas axilas: Para se ver livre das manchas nas axilas, misture sumo de limão com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio até formar uma pasta. Deve lavar diariamente as suas axilas com esta pasta. Além de ajudar a remover as manchas, contribui para diminuir o odor da transpiração.

Suaviza a depilação com lâmina: Dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna. Aplique antes e depois de se depilar. Esta espécie de loção acalmará o ardor causado pela lâmina e deixará a pele mais macia.

Limpeza das hortaliças: Em uma bacia coloque uma colher de sobremesa e água. Coloque a hortaliça que você quiser lavar, e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, enxágue bem.

Limpador de uso geral: Este preparado caseiro pode substituir a maioria dos limpadores comerciais

1 colher de sopa de bórax
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão
1 colher de sopa de detergente lava-louças
2 xícaras de água quente
Misture e guarde em uma bisnaga ou frasco pulverizador


Cuidado: não deixe de usar luvas de borracha quando trabalhar com esta mistura.
Importante: Para usufruir de todos os benefícios do bicarbonato de sódio, ele tem de ser o mais puro possível. O ideal é o vendido em farmácias.


Marcadores: Bicarbonato de sódio, Bicarbonato de sódio fatos, Bicarbonato de sódio faz mal, Bicarbonato de sódio mitos, Bicarbonato de sódio para, Bicarbonato de sódio saúde

Autor:

Facebook Comentarios