A salsa é muito conhecida por ser largamente utilizada na culinária como um importante ingrediente de várias receitas, sendo comumente encontrada no famoso “cheiro verde”. Além de proporcionar um agradável sabor aos alimentos, essa erva também possui propriedades que trazem muitos benefícios à nossa saúde, incluindo um efeito rejuvenescedor sobre a nossa pele e o auxílio no processo de emagrecimento.

Benefícios da salsa
Reunimos, a seguir,alguns benefícios da salsa, mas certamente há muitos mais, principalmente na sabedoria popular, que esconde receitas incríveis com resultados assertivos.

Diurética, ajuda a eliminar a retenção de líquidos (edema) no organismo;
Propriedades antiinflamatórias;
Controlar o açúcar no sangue;
Impede a formação de coágulos, evitando derrames;
Atua no combate a anemia;
Reduz a pressão arterial;
Ajuda na digestão dos alimentos, eliminando distúrbios alimentares;
Alivia constipação instestinal e flatulência;
Auxilia nos processos de inflamações hepáticas;
Auxilia nos processos de inflamações de trato urinário;
Alivia asma;
Ajuda a expelir pedras renais (nefrolitíase);
Combate icterícia;
Diretamente sobre a pele ajuda a fechar rachaduras;
Alivia coceira por picadas de insetos quando colocada “in natura” sobre o local afetado;
Apresenta bons resultados no combate à artrite;
Desintoxicante quando adicionada a sucos;
Ação rejuvenescedora. 
Suco de salsa para emagrecer
O suco de salsa contém propriedades diuréticas, eliminando toxinas e o excesso de água do corpo. Por este motivo, ajuda a emagrecer, além de auxiliar na diluição dos cálculos renais. Para aproveitar os benefícios proporcionados por essa bebida, basta seguir a seguinte receita:
Ingredientes:
1 colher de sopa de salsa picada;
 1 xícara de água.

Entre os benefícios da salsa, um deles é seu poder embelezador.
Esse suco é ótimo para dar um upgrade à pele, unhas e cabelos, sendo que seu principal componente é a clorofila da salsinha.
Se a salsinha puder ser colhida na hora de fazer o suco, essa clorofila estará 100% preservada, mantendo todas as propriedades e óleos essências intactos.
A água de coco é um excelente energético, que irá repor sais minerais, trazendo hidratação à pele.
A laranja contribui com a vitamina C, além de suas propriedades antioxidantes e ação rejuvenescedora.Saiba mais sobre isso a seguir.

Suco rejuvenescedor de salsinha
Suco de Salsa
1 copo de água de coco;
1 laranja;
½ xícara de salsinha;
Gelo.
Bata todos esses ingredientes no liquidificador e tome imediatamente.
Os resultados aparecerão em pouco tempo se ingerido diariamente, ao menos um copo.

Um chá, vários benefícios
1. Hidrata e fortifica. Rico em vitaminas C, B12, K e A, ele aumenta a resistência do sistema imunólogico e evita resfriados. Também ajuda a controlar a pressão arterial, já que contém ácido fólico, responsável por manter o coração forte. A vitamina C e o ferro evitam a anemia e a fadiga.

2. Ação anti-inflamatória e melhora da digestão. A salsinha tem propriedades anti-inflamatórias e age direto na inflamação das células, o que causa a celulite. Por isso, após um mês consumindo o chá, você já consegue perceber uma diminuição dos furinhos e do efeito casca de laranja.

3. Evita mau hálito. O cheirinho ruim que às vezes aparece na boca de quem está de dieta é eliminado com o chá de salsa. Isso porque ele tem uma grande concentração de clorofila, que inibe a produção de bactérias do mau hálito.

4. Faz uma faxina geral no organismo. Por ser um ótimo diurético, melhora o funcionamento dos rins e também do fígado e os ajuda a expulsar toxinas, deixando os órgãos mais limpos e menos sobrecarregados. E mais: esse temperinho combate as doenças cardiovasculares, pois elimina as gorduras por meio da urina

Como fazer o chá
Para ter o efeito desejado na dieta, a recomendação da nutricionista é consumir quatro copos de chá de salsa (de 250 ml cada um) por dia. Um deles sempre deve ser em jejum: isso ajuda a estimular os rins e eliminar líquidos logo pela manhã. Os outros podem ser consumidos ao longo do dia. Para amenizar o sabor, a dica é adicionar gotas de limão ou adicionar algumas gotas de adoçante.
Ingredientes:
5 ramos de salsa
1 litro de água
Modo de preparo:
lave a salsinha e retire 5 raminhos. Coloque 1 litro de água em uma chaleira ou panela, adicione a salsa e deixe ferver por 5 minutos. Retire as folhas da salsa do líquido usando uma peneira e está pronto.
Contraindicações da salsa
Embora as propriedades da salsa sejam indiscutíveis, alguns casos adversos ao seu consumo poderão ocorrer, como por exemplo:
Ela pode estimular a menstruação, portanto, deve ser evitada por mulheres que já apresentam ciclos intensos, como também nos quadros hemorrágicos;
O excesso de chá de salsa poderá baixar demasiadamente a pressão arterial;
Alergias;
Os diabéticos devem ter cautela, a salsinha diminui os índices de glicose, o que poderá provocar uma hipoglicemia;
Mulheres grávidas devem evitá-la porque pode provocar sangramentos;
Doentes renais crônicos, consultem seu médico;
O excesso de salsa pode ser abortivo;
Em alguns casos, o consumo de salsa poderá diminuir os níveis de glicose no sangue, interferindo no controle do açúcar, por esse motivo, pare de consumir sucos e chás de salsa, pelo menos, nas duas semanas que antecedem uma cirurgia programada.