Um excelente remédio natural para dor no estômago é o chá de Malva. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 2 colheres (sopa) de folhas
de Malva picadas e 1 xícara de água.
Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta ferver a água, adicionar as folhas de Malva no recipiente e tampa-lo. O chá deve permanecer abafado por aproximadamente 15 minutos e ser posteriormente coado.
O indivíduo com dor no estômago deve beber uma xícara do chá de Malva, após as principais refeições.
A Malva é uma planta medicinal que possui propriedades que atuam como calmantes no sistema digestivo, sendo excelente para dor no estômago, má digestão, gastrite e outras doenças do sistema digestório.


A malva é uma planta medicinal que possui flores azuladas ou arroxeadas com 5 pétalas estreitas que surgem na primavera e no verão. Ela possui ação diurética, laxante e também expectorante.
A malva também é conhecida pelos nomes: malva-das-boticas, malva-das-hortas, malva-grande, malva-lisa, malva-maior malva-silvestre ou malva-verde. Seu nome científico é Malva sylvestris L.

Para que serve a malva

Infecções, prisão de ventre, retenção hídrica, afta, úlceras da córnea, doenças das vias respiratórias como gripe, resfriado, bronquite, diarreia, problemas de estômago como a dispepsia, gengivite, amigdalite, gastrite, estomatite, herpes labial, faringite; corrimentos vaginais, diabetes.

Propriedades da malva

Possui ação curativa e que aliviam a irritação devido à presença do ácidos múcicos, óleos essenciais e ácidos tânicos em sua estrutura. Tem ação anti-inflamatória e protetora das mucosas do sistema digestivo, respiratório e cutâneo porque contém mucilagem, vitamina A, B1, B2 e C, carotenos, óleos essenciais, esteárico, ácido cumarínico, clorogênico e cafeico, flavonóides, taninos e derivados antraquinônicos.

Modo de uso da malva

As partes da malva usadas para fins medicinais são: as folhas e as flores para chás ou infusões.
  • Chá: Colocar 2 colheres (de sopa) de folhas secas de malva numa xícara de água fervente. Deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais da malva

Pode causar intoxicação quando utilizada em grandes doses.

Contraindicações da malva

Gravidez, lactação.