A aveia tem grande importância na dieta não só de quem quer ganhar massa muscular, como também perder peso e emagrecer. Conheça todos os seus benefícios.

A aveia possui muitos benefícios para a saúde que poucos conhecem. Além de ser uma conhecida fonte de fibras, o cereal dispõe de uma grande quantidade de proteínas, vitaminas, lipídios (gorduras insaturadas) e minerais. A fibra solúvel presente na aveia, conhecida como ß-glucana, é responsável pela maioria dos benefícios do alimento. A ß-glucana retarda o esvaziamento gástrico que resulta na sensação de saciedade, auxiliando no controle de peso.

Este super cereal também possui uma capacidade antioxidante que auxilia na prevenção do aparecimento de doenças imunológicas, gastrointestinais, metabólicas e cardíacas. O consumo regular da aveia também fornece mais energia ao corpo, regula a função intestinal, a hiperglicemia (excesso de glicose no sangue), o diabetes e os reduz os níveis do mau colesterol no sangue (LDL).

Contudo, mesmo com tantos atrativos, especialistas alertam que é necessário cautela na quantidade consumida. Em excesso no organismo o cereal pode trazer alguns efeitos colaterais, como a sensação de ventre inchado, desconforto abdominal e gases.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucana é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha. De duas a três colheres de sopa de aveia por dia garantem mais energia e vitalidade, sendo uma excelente dica para ter mais disposição antes dos treinos. O cereal ainda ajuda a reduzir a ansiedade, aumentar a saciedade, prevenir o esgotamento mental, a insônia e a prisão de ventre.

Muito versátil, a aveia pode ser salpicada por cima de frutas, iogurtes, sucos e vitaminas, além de ser usada em receitas de mingau, sopa, panqueca e até no feijão. Algumas pessoas também usam a aveia como substituta da farinha de mandioca em acompanhamento com churrasco e juram que os convidados nem percebem a diferença. Será? Quem fizer essa experiência pode contar para a gente nos comentários, ok?
Benefícios da aveia no ganho de massa muscular e emagrecimento:

A aveia é um dos alimentos que tem que estar sempre presente na dieta de quem visa o ganho de massa muscular e emagrecimento. Além de aumentar a saciedade como dito anteriormente, a aveia é um cereal que possui de médio a baixo índice glicêmico, fornecendo energia por mais tempo e reforçando os estoque de glicogênio muscular, sem causar grandes picos de insulina. Diminuindo a fome e queimando mais calorias.

Receita de Sopa de Aveia

Ingredientes:
1 litro de água filtrada;
2 cubinhos de caldo de galinha ou carne;
1 xícara de aveia em flocos;
1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
Sal a gosto


Modo de Preparo:

1 – Leve ao fogo a água filtrada e o caldo de galinha ou de carne. Ferva por três minutos e adicione a aveia deixando cozinhar por mais cinco minutos e reserve;

2 – Coloque a margarina ou a manteiga ao fogo numa frigideira para “fritar”. Depois de ferver um pouco, a água vai evaporar;

3 – Assim que a água evaporar, junte a margarina ou a manteiga na sopa. Quando a aveia estiver cozida, desligue o fogo;

4 – Sirva acompanhada de torradas na manteiga.

Receita de Mingau de Aveia

Ingredientes:
1 copo de leite desnatado;
4 colheres de aveia em flocos;
1 colher de açúcar (pode ser mascavo);
Canela em pó a gosto


Modo de Preparo:

1 – Em uma panela adicione o leite, a aveia e o açúcar e mexa bem;

2 – Espere até levantar fervura;

3 – Agora é só aguardar ficar um creminho por cima e desligar o fogo;

4 – Salpique um pouco de canela em pó por cima e sirva.

Receita de bolo de banana com aveia

Ingredientes:
250 g de aveia fina;
1 colher de sopa de fermento;
4 ovos;
1/2 xícara de óleo;
4 bananas;
1 1/2 xícaras de açúcar (pode ser mascavo);
1/2 xícara de castanha de caju ou do Pará picada;
Canela a gosto


Modo de Preparo:

1- Bata no liquidificador os ovos, a xícara de óleo, as bananas e o açúcar;

2- Despeje a mistura na aveia fina com o fermento e opcionais a gosto;

3- Coloque para assar em uma forma untada com forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar.

Rendimento: 20 porções

Confira abaixo a composição nutricional da aveia:
Cálcio - 48mg
Calorias – 394kcal
Cobre – 0,44mg
Carboidratos - 66,6g
Ferro - 4,4mg
Fibras - 9,1g
Fósforo - 153mg
Magnésio - 119mg
Proteínas - 13,9g
Potássio – 336mg
Sódio - 5mg
Vitamina B1 - 0,55mg
Vitamina B2 – 0,03mg
Vitamina B3 - 4,47mg
Zinco – 2,6mg