Originário da Ásia, o açafrão é uma especiaria bastante popular no mundo inteiro, sendo utilizado para dar cor e sabor aos pratos. Mas os benefícios do tempero não param por aí: desde a antiguidade, o açafrão é utilizado na medicina natural devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliando na prevenção e no combate de diversas condições de saúde.
Um dos poderosos usos medicinais desta especiaria é o super remédio caseiro que combina o açafrão com mel.

Açafrão e mel: uma poderosa receita caseira

O açafrão e o mel são dois poderosos ingredientes utilizados na medicina natural para auxiliar no tratamento de diversas doenças, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas.
Na medicina natural, esta combinação também é conhecida como “mel de ouro”.

Benefícios do açafrão e do mel A curcumina é o ingrediente ativo do açafrão e possui ação anti-inflamatória e analgésica, auxiliando na redução de diversos tipos de dores. Além disso, as substâncias antioxidantes presentes na especiaria inibem a ação maléfica dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e o aparecimento de algumas doenças.
Dentre os principais benefícios proporcionados pelo açafrão estão os seguintes: melhora dos sintomas da artrite e das dores musculares, proteção do cérebro, fortalecimento do sistema imunológico e proteção do fígado.

Além de muito saboroso, o mel é conhecido como o melhor antibiótico natural, pois pode destruir vários tipos de micro-organismos. É o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais essenciais para a manutenção da boa saúde. As propriedades deste alimento incluem a sua ação anti-séptica, antioxidante, antirreumática, diurética, digestiva, expectorante e calmante.

Dentre os benefícios proporcionados pelo mel estão os seguintes: alívio dos sintomas de gripes e resfriados, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção e tratamento de infecções, melhora da saúde digestiva, cicatrização da pele, prisão de ventre, bronquite, asma e dor de garganta.
Como preparar este remédio caseiro?

O super remédio caseiro com açafrão e mel possui elevado poder anti-inflamatória e pode ser usado para fortalecer o sistema imune e no tratamento de diversas condições de saúde, incluindo gripes, resfriados e dor nas articulações.

Benefícios proporcionados pelo mel
O complemento deste tratamento natural é o mel, ingrediente muito popular em todo o mundo por seu sabor doce e suas múltiplas propriedades para a saúde.
O mel tem propriedades antissépticas, fortificantes, calmantes, laxantes, diuréticas e antibacterianas, que têm sido investigadas durante anos para descobrir o quão benéfico pode ser para o corpo humano.
Este ingrediente é conhecido como o melhor antibiótico natural, já que está comprovado que pode destruir vários tipos de micro-organismos. Mas, além disso, o mel também pode ser usado para:
Aliviar os sintomas da gripe e resfriados, como congestão nasal e irritação da garganta.
Reforçar a resposta imunológica do organismo para destruir vírus e bactérias malignas.
Tratar e prevenir infecções.
Acelerar a cicatrização da pele.
Regular a flora intestinal.
Melhorar a saúde digestiva e acalmar úlceras.

Para preparar este remédio natural, basta seguir esta receita:
Ingredientes:

 100g de mel de abelhas 100% orgânico;
 1 colher (15g) de açafrão

Modo de preparo:
Adicione uma colher de açafrão em pó para cada 100g de mel. Misture os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Logo em seguida, guarde o remédio em um frasco de vidro com tampa.
Modo de usar e demais recomendações
Para tratar os sintomas característicos de gripe e resfriado, recomenda-se a ingestão de meia colher de chá do remédio a cada hora, durante o primeiro dia. Depois, reduza a dose para meia colher a cada duas horas.

Para tratar doenças respiratórias, recomenda-se a ingestão de três colheres de sopa por dia, durante uma semana inteira.

O gosto deste remédio natural é bastante doce, por isso, pode-se diluí-lo em um copo de água.

Este remédio natural deve ser evitado pelos indivíduos que sofrem de alguma doença biliar, pois o açafrão causa a contração da vesícula biliar.